Mais de 300 mil desempregados inscritos no programa nacional para emprego de jovens
Trípoli, Líbia (PANA) - Mais de 300 mil requerentes de emprego de diversas províncias da Líbia inscreveram-se no Programa Nacional para o Emprego dos Jovens, aprovado pelo Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, anunciou esta terça-feira a porta-voz do Ministério do Trabalho e Readaptação, Rabia Ammar.
Numa declaração publicada no site do Ministério, Ammar indica que a operação de inscrição dos requerentes de emprego no programa terminou segunda-feira.
Anunciou que uma segunda fase se iniciará brevemente, e que consistirá na verificação das listas para se detetarem duplicidades de processos e compará-las com o estado civil dos indivíduos apresentados.
De acordo com a responsável, os requerentes de emprego não registados, e que estiveram em condições de fornecer seus dados no quadro do programa, podem ainda inscrever-se no sistema de candidatos ao emprego do Ministério.
Em finais de agosto último, o Conselho Presidencial tomou a decisão de formar um comité para contratar e formar jovens desempregados.
Explicou que o objetivo é revitalizar o movimento económico nacional, ao integrar jovens no mercado do trabalho, por forma a que não ultrapasse obrigações do tesouro público e aumentar o número de quadros para agências governamentais.
Esta decisão foi tomada na sequência das manifestações organizadas no início de agosto último pors jovens em Tripoli, em que denunciavam a deterioração das condições de vida, a ausência de acesso aos serviços, o desemprego e a corrupção no seio do aparelho do Estado.
Vários movimentos similares também foram organizados em Benghazi (no leste do país, pelos mesmos motivos, refere-se.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 22set2020