Túnis, Tunísia (PANA) - A Liga Tunisina para a Defesa dos Direitos Humanos (LTDDH) condenou sexta-feira "o aumento do ritmo de ataques" à liberdade de expressão, considerando que tais práticas constituem um perigoso desvio dos princípios do Estado da cidadania de Direito.
A Liga considera que a Tunísia vive um aumento do ritmo dos ataques à liberdade de expressão que, por vezes, ultrapassam as simples ameaças verbais para se tornarem em ataques físicos a certos jornalistas.
Num comunicado, a Liga citou como exemplo os ataques registados após o anúncio dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais antecipadas, deplorando igualmente o "aumento preocupante" do nível do discurso do ódio, do extremismo e da intolerância.
A Liga apelou ao Presidente eleito, Kais Saied, para que se comprometa a respeitar a liberdade de expressão e de informação.
Denunciou igualmente declarações atribuídas a partidos políticos sobre a União Geral Tunisina do trabalho, que afirmou ter recordado o que aconteceu durante a governação da Troika, que quase levou o país à guerra civil.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/IZ 20out2019