Líbia realça importância de papel de África na resolução da sua crise
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento Líbio) da Líbia, Aguila Saleh, realçou terça-feira a profundidade das relações históricas entre a Líbia e a África Central, e a importância do papel de África na resolução da crise líbia, noticiou a Agência de Notícias do mesmo país.
Saleh fez estas considerações quando recebia, no mesmo dia, no Aeroporto de Labreg em Tobrouk (leste), o presidente do Parlamento centroafricano, Laurent Ngon-Baba, acompanhado por Mulio Mbo de Ntian, enviado especial do Presidente centroafricano, na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo Interino líbio, Hedi Hweij, disse a fonte, citando um comunicado oficial.
De acordo com o comunicado, Saleh referiu-se ao papel nacional desempenhado pela Câmara dos Representantes líbia, o único órgão legítimo eleito pelo povo líbio, e ao papel nacional desempenhado pelas forças armadas na eliminação do terrorismo e do extremismo violento, bem como na segurança de todo território líbio."
Por sua vez, Ngon Baba reiterou o apoio total do seu país à Câmara dos Representantes líbios.
Sublinhou que a sua visita se inscreve no processo do reforço das relações entre os dois países.
"A República Centro-Africana tem sofrido com grupos armados, como sofre a Líbia atualmente, e tem partilhado os sofrimentos do povo líbio. Devemos unir os nossos esforços para superarmos todos os desafios que enfrentamos", acrescentou.
Aproveitou a oportunidade para expressar "o nosso total apoio à Câmara dos Representantes e esperamos que a paz regresse à Líbia."
A seu ver, o Parlamento é o garante da unidade do país, pois representa todas as partes do povo líbio.
-0- PANA BY/BEH/DIM/DD 04set2019