Governo suaviza recolher obrigatório no leste do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O governador da região oriental do Burkina Faso, o coronel Saidou T P Sanou, anunciou na sexta-feira um abrandamento do recolher obrigatório no quadro da luta contra o terrorismo.
“O governador da região leste informou a toda a população que os horários do recolher obrigatório instituído no âmbito da luta contra o terrorismo estão reorganizados para começar neste sábado, 07 de novembro, à zero hora, até 1 de dezembro de 2020. Os horários dizem respeito à cidade de Fada N'Gourma: da zero hora às quatro horas. Para o resto do território da região, a mesma medida vai das 22 horas às quatro horas”, indicou uma nota oficial.
Os horários do recolher obrigatório eram da zero hora às quatro horas para a cidade de Fada N’Gourma e das 19 horas às quatro horas para o resto da região.
Confrontado com ataques terroristas desde 2015, o Governo burkinabe tomou uma série de medidas, incluindo a instauração do recolher obrigatório e a institucionalização dos "voluntários para a defesa da pátria (VDP)" com vista a reforçar a luta contra o flagelo.
O terrorismo fez muitas vítimas, e milhares de deslocados internos estão confrontadas com uma crise humanitária.
Atualmente, algumas zonas estão fora do controlo do Estado, enquanto mais de 17 por cento do território não poderá participar nas eleições presidenciais e legislativas de 22 de novembro por causa do terrorismo, segundo a mesma fonte.
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/DD 06novembro2020