Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano reafirmou o seu compromisso com os ideais e princípios fundadores da unidade africana, lembrando os numerosos desafios do continente, segundo uma declaração divulgada segunda-feira, por ocasião da celebração do 57º aniversário da criação da Organização de Unidade Africana (OUA), antecessora da União Africana (UA).
"A República Islâmica da Mauritânia renova o seu compromisso constante com os ideias e princípios de independência, de liberdade, de paz, de justiça e de progresso para os povos de África.
"É igualmente uma ocasião para lembrar o papel importante desempenhado pela nossa organização no processo de desenvolvimento económico, cultural e social do continente”, lê-se no comunicado.
A nota ressalva contudo que, se desde a sua criação, em 1963, a OUA atingiu alguns dos seus objetivos como a emancipação e a independência dos povos americanos, o continente está confrontado com múltiplos desafios, como a pobreza, a luta contra o terrorismo, a fragilidade das economias e a dívida pública.
E isto numa altura em que África continua a ser o teatro de focos lares de tensão e conflitos que ameaçam a paz, a segurança e a estabilidade e afetam perigosamente o desenvolvimento”, acrescentou a declaração.
-0- PANA SAS/IS/MAR/IZ 25maio2020