Governo líbio de unidade nacional diz funcionar com todos seus ministros
Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo de Unidade Nacional continua, com todos os seus ministros, a trabalhar normalmente, anunciou o seu porta-voz, Mohamed Hamouda, negando rumores sobre uma alegada demissão de alguns ministros.
"Há uma vasta campanha de notícias falsas e enganosas, incluindo a divulgação de alguns documentos falsificados em websites de comunicação concernentes a demissão de alguns ministros, pois eles estão naturalmente presentes nos seus postos ", enfatizou Hamouda numa mensagem publicada neste sábado no Facebook.
Antes, o Governo tinha negado a demissão do ministro do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Omran al-Kib, salientando que o mesmo está a assumir as suas funções como titular da pasta.
Uma carta de demissão circulava num website, citando este ministro como tendo apelado aos seus colegas para seguirem o seu exemplo demitindo-se, "para permitir ao novo Governo desempenhar as suas funções", em alusão ao Governo a ser formado por Fathi Bachagha, atual primeiro-ministro.
Quinta-feira última, a Câmara dos Representantes (Parlamento) deu instruções a Fathi Bashagha para formar um novo governo dentro de 15 dias.
Num discurso proferido no aeroporto de Maitiga, à sua chegada quinta-feira à noite, a Trípoli, Bashagha comprometeu-se a formar um Governo representativo de todos os partidos, exprimindo sua confiança no compromisso do Governo de Unidade Nacional com o respeito pelos princípios da democracia e com a transferência pacífica do poder.
Por sua vez, o antigo primeiro-ministro do Governo de União Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, salientou, numa entrevista ao canal Líbia Al-Ahrar, que "ainda exerce sempre as susa funções de acordo com os prazos estipulados no roteiro aprovado pelo Fórum de Diálogo na Tunísia."
Acrescentou que só o Conselho Presidencial tem o direito de mudar o Governo de Unidade Nacional de acordo com o roteiro de Genebra (Suíça)".
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 12fev2022