Gâmbia reitera posição contra mudanças anticonstitucionais de Governos
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, reafirmou a posição do seu Governo contra as mudanças inconstitucionais de Governos, defendendo que estas prejudicam a paz e o desenvolvimento sustentável.
O líder gambiano falava na 16.ª Cimeira Extraordinária da União Africana sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Malabo, na Guiné-Equatorial, segundo um comunicado a que a PANA teve acesso nesta segunda-feira em Banjul.
O Presidente Barrow disse que o seu Governo apoia totalmente a posição da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) contra golpes e meios violentos de tomada do poder.
Pediu um rápido retorno à ordem constitucional em todos os países afetados por estes fenómenos.
Além disso, defendeu a necessidade de reforçar a democracia, paz, segurança e o desenvolvimento para combater as condições indesejáveis conducentes a mudanças inconstitucionais de governos.
Apelou aos seus colegas africanos para renovarem o seu compromisso de enfrentar os desafios do desenvolvimento e das desigualdades socioeconómicas no continente.
Compartilhando a experiência da Gâmbia, ele disse que a ampla política de inclusão democrática do seu Governo permitiu uma participação diversificada no processo de desenvolvimento e reconciliação do país.
Quanto ao aumento do terrorismo e do extremismo violento, o Presidente Barrow apelou à mobilização de recursos nacionais, regionais e continentais para desengajar todos os grupos que usam a violência para concretizarem as suas ambições políticas.
Exortou também a UA a mobilizar os seus recursos nas suas estruturas de governação e segurança a fim de apoiar os Estados membros.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/DD 30maio2022