Estados Unidos comprometem-se a construir futuro com Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Os Estados Unidos reafirmaram o seu "firme compromisso a trabalhar com todos líbios para construírem um futuro radioso e reforçarem as relações entre os povos líbio e americano", soube a PANA de fonte oficial.
Esta posição norte-americana foi manifestada segunda-feira pelo seu enviado especial na Líbia, o embaixador Richard Norland, e pelo encarregado de negócios da sua Embaixada, Jeremy Brent, numa mensagem de felicitações aos muçulmanos líbios por ocasião do Aïd el-Fitr (o fim do ramadão).
Na conta X (ex-twitter) da sua embaixada, os dois diplomatas americanos disseram ter o orgulho da parceria que os une às comunidades líbias do leste, oeste e sul, com o fito de atingirem estes objetivos.
A Embaixada dos Estados Unidos na Líbia endereçou as suas "mais calorosas felicitações aos muçulmanos da Líbia por ocasião do Aïd el-Fitr, desejando-lhes uma celebração alegre neste momento em que os líbios se reúnem para celebrarem esta importante ocorrência com as suas famílias e comunidades.
Desde o advento ao poder, em 2020, da Administração do Presidente americano democrata, Jo Biden, os Estados Unidos estão cada vez mais envolvidos na busca de uma solução para a crise líbia, tendo para o efeito designado um enviado especial, na pessoa do seu embaixador, Richard Norland.
Este interesse é motivado essencialmente, segundo observadores da cena política líbia, pela preocupação de contrariar a Rússia implicada no assunto líbio, através da sua ligação ao marechal Khalifa Haftar, autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio (paralelo), baseado no leste do país.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 11abril2024