Gaborone, Botswana (PANA) - Os Caminhos-de-Ferro do Botswana (BR) confirmaram a morte de dois dos seus membros de tripulação num acidente ferroviário entre Pallaroad e Mahalapye, nas primeiras horas de terça-feira.
Cerca de 400 passageiros de comboio foram evacuados com segurança do local do acidente, a quase 150 km de Gaborone, a capital.
O comboio expresso dos BR proveniente de Gaborone para Francistown descarrilou perto de Bonwapitse River, a 433 km no norte do país.
O diretor-geral dos BR, Leonard Makwinja, disse que havia quatro membros da tripulação a bordo da locomotiva, e um deles embarcou no comboio em Pallaroad para reforçar a equipa ao longo do caminho, "porque estávamos preocupados com o estado do rio Bonwapitse".
"Infelizmente, logo após o Pallaroad, a linha férrea quebrou, provocando o descarrilamento de alguns vagões, mas não sabemos o que realmente aconteceu", disse.
Makwinja confirmou que, com a ajuda da Polícia do Botswana, conseguiram evacuar todos os passageiros e acomodá-los numa escola próxima, acrescentando que que ainda não reuniram estatísticas sobre o número exato de feridos.
A ruptura da rede Internet, entre outros meios de comunicação danificados pelas fortes chuvas, foi apontada entre as causas do acidente.
-0- PANA MS/AR/ASA/DIM/IZ 11dez2019