Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Congresso Pan-africano para a Justiça e Igualdade dos Povos (COJEP) criado, há 18 anos por Charles Blé Goudé, na Côte d’Ivoire, transformou-se domingo, 18, em partido político.
Absolvido e em residência vigiada em Haia, nos Países Baixos, na sequência do julgamento ligado ao conflito pós-eleitoral de 2011, na Côte d’Ivoire, Charles Blé Goudé dirigiu-se por videoconferência aos participantes no primeiro congresso ordinário do COJEP.
“Através da vossa mobilização, vocês acabam de demonstrar de forma linda que o grão semeado antes de eles me deportarem para Haia, germinou, e que eu posso contar com vocês”, declarou.
Num discurso em que fez muitos elogios ao ex-Presidente Laurent Gbagbo, ele exortou o Governo ivoiriense a tirar as lições das crises passadas e a criar uma comissão eleitoral consensual.
No termo deste congresso ordinário, Charles Blé Goudé foi eleito por unamidade presidente do novo partido político ivoiriense, o COJEP e, na sua ausência, o primeiro secretário do COJEP, Hyacinthe Nogbou, assumirá a direção do partido.
-0- PANA JU/TBM/FK/IZ 19ago2019