Cabo Verde vence Rwanda (82-74) e passa aos quartos-de-final do Afrobasket’2021
Praia, Cabo Verde (PANA) A seleção de basquetebol sénior masculina de Cabo Verde venceu sábado o Rwanda, por 82-74, e qualificou-se automaticamente para os quartos-de-final do Afrobasket’2021.
Com a vitória sobre à equipa anfitriã, Cabo Verde ficou no primeiro lugar do Grupo A da prova que decorre na capital rwandesa Kigali.
Depois de ter vencido Angola, na abertura da competição, e perdido frente à RD Congo, os chamados “Tubarões Martelo” tinham forçosamente de ganhar frente ao Reanda que já tinha vencido nas duas primeiras jornadas as suas similares da RD Congo e de Angola.
Neste sentido, o combinado cabo-verdiano entrou disposto a resolver a questão e, ao intervalo da partida, chegou a ter uma vantagem de 22 pontos.
No entanto, a equipa orientada por Emanuel Trovoada caiu de rendimento depois do intervalos e no último quarto tinha apenas quatro pontos de vantagem, o que levou o técnico a meter Ivan Almeida que, com dois cestos de três pontos cada, garantiu a vitória dos cabo-verdianos na fase final da partida.
A seleção cabo-verdiana deve voltar ao campo daqui a dois dias, mas ainda não foi revelado o nome do seu adversário na primeira partida das quartas-de-final.
Também as representações do Rwanda e de Angola, que venceu a RD do Congo, por 73-58, depois de um empate, ao intervalo, a 37 pontos, podem ainda passar à fase seguinte da prova, mas, para isso, terão de jogar e vencer o segundo e o terceiro lugar do Grupo B na próxima semana.
No Grupo B, a surpresa deste sábado ficou por conta da Guiné-Conakry que venceu o poderoso Egito por 86-78.
Nos restantes grupo, a Tunísia, a Cote d’Ivoire e o Senegal passaram à fase seguinte da prova em primeiro lugar, com quatro pontos cada.
-0- PANA CS/IZ 28ago2021