Cabo Verde conclui transição para Televisão Digital Terrestre
Praia, Cabo Verde (PANA) - O processo de transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT), em Cabo Verde, foi concluído terça-feira, com uma taxa de cobertura de 98 por cento, após o desligamento do sinal analógico em todo o território do arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.
A operação foi conduzida pela Cabo Verde Broadcast (CVB), empresa pública que instalou e gere a rede de TDT, no país.
Segundo o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, o arquipélago passa a ter todas as condições para que as pessoas tenham uma compreensão muito mais de perto daquilo que é a importância do digital, porque passam a ter acesso com maior qualidade às emissões.
“Até há pouco tempo, nós tínhamos, em Cabo Verde, sérios constrangimentos porque somos ilhas com montanhas, zonas onde o acesso ao sinal de televisão era muito dificultado, então não se conseguia. Hoje, não há esse constrangimento, democratizamos o acesso”, disse.
Segundo ele, a TDT abre também perspetivas para empresas que querem entrar no mundo da televisão, produzir conteúdos, já que não têm que fazer investimentos em infraestruturas, uma vez que têm “uma plataforma que presta esse serviço".
A CVB anunciou em fevereiro a colocação no mercado de descodificadores, para garantir a transição da rede analógica até maio.
A empresa estatal explicou que no "âmbito do plano de desligamento" dos serviços de televisão analógica em todo o território nacional, procedeu à "aquisição de 30 mil descodificadores para serem vendidos a preço igualitário e mais acessível à população".
A rede TDT de Cabo Verde tem oito canais de televisão e seis rádios à disposição, tendo sido acrescentando recentemente o canal TV Educativa.
Este último é gerido pelo Ministério da Educação como plataforma de apoio ao ensino à distância, devido aos condicionalismos da pandemia da covid-19 no funcionamento das escolas e na manutenção das aulas presenciais.
Cabo Verde é um dos cinco países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) mais avançados em termos de implementação da TDT, conforme determinou a União Internacional de Telecomunicações (UIT).
-0- PANA CS/IZ 26maio2021