Ouagadougou, Burkin Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) declarou-se consternada com a morte do primeiro-ministro ivoiriense, Amadou Gon Coulibaly, ocorrida quarta-feira última, em Abidjan.
"Foi com uma grande tristeza que a Comissão da CEDEAO soube da morte, na quarta-feira, 8 de julho de 2020, em Abidjan, de Sua Excelência Amadou Gon Coulibaly, primeiro-ministro, ministro do Orçamento e Carteira do Estado, chefe do Governo da Côte d’Ivoire”, escreveu o presidente da Comissão, Jean-Claude Kassi Brou, num comunicado.
Ele apresentou, em seu nome e no da Comissão da CEDEAO as suas sentidas condolências ao Presidente Alassane Ouattara, ao Governo e ao povo ivoirienses "sem esquecer a família do ilustre finado".
Segundo o presidente da Comissão da CEDEAO, o primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly foi um irmão e amigo pessoal com quem “eu trabalhei durante muitos anos”. “Eu tive o privilégio de partilhar numerosas experiências com este homem de grandes qualidades humanas e profissionais, um modelo de competência e ardor no trabalho”, disse .
Ele sublinhou que, com este desaparecimento, a Côte d’Ivoire perde um “digno e corajoso filho e a CEDEAO lamenta um estadista que acreditou na integração regional”.
-0- PANA TNDD/BEH/FK/IZ 12julho2020