Cotonou, Benin (PANA) - O Governo do Benin pretende recrutar em breve 662 aspirantes à formação de professores para escolas técnicas agrícolas secundárias, soube-se de fontes próximas do Ministério do Ensino Secundário, Formação Técnica e Profissional.
Esta iniciativa enquadra-se na implementação da Estratégia Nacional de Ensino e Formação Técnico-Profissional, para a qual está prevista a construção e reabilitação de cerca de 30 escolas secundárias técnicas agrícolas, até 2023.
Esses estabelecimentos serão utilizados, nomeadamente, para a formação de agricultores de um novo tipo.
Para o seu funcionamento ideal, será necessário disponibilizar, ao longo do período, 2.152 docentes adicionais de todas as especialidades.
Para o ano de 2021, o recrutamento dos 662 candidatos contará com 517 para Licenciatura Profissional em Ciências Agrárias e 145 para Diploma de Estudos Agrónomos Tropicais, que serão formados em dois anos para uns e três anos para outros.
Será organizado um exame final será o os laureados serão destacados como professores-alunos assistentes ou professores-alunos certificados, conforme o caso.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/IZ 05julho2021