BDEAC financia combate à covid-19 em quatro países africanos
Paris, França (PANA) - O Banco de Desenvolvimento dos Estados da África Central (BDEAC) aprovou 13 propostas de financiamento de projetos de desenvolvimento nos Camarões, no Congo, no Gabão e no Tchad no valor global de mais de 155 biliões de francos CFA (269 milhões 460 mil 117 dólares americanos) para apoiar os Estados no combate à covid-19.
Os 13 projetos nos setores da saúde, da água e saneamento, da agroindústria, dos transportes e das finanças, que visam acompanhar os quatro países da África Central na execução do seu plano de resposta à covid-19 mas igualmente a favor dos projetos de desenvolvimento, foram aprovados durante a primeira sessão ordinária do ano do Conselho de Administração do BDEAC, realizada no fim de semana passado por visioconferência.
O Conselho de Administração congratulou-se, durante a reunião, com a qualidade da gestão do Banco que se traduz na melhoria substancial de todos os seus agregados financeiros e destacou que o BDEAC tem os seus indicadores chaves em alta.
"O Banco registou uma forte expansão das suas atividades e bons resultados, em matéria de financiamento de projeto, no exercício de 2019 que permitiu consolidar as balizas estabelecidas em 2018. O BDEAC inscreve-se resolutamente na realização da sua ambição de ser um Parceiro de Referência para o Desenvolvimento Humano e Integração Regional na África Central”, sublinha um comunicado da instituição financeira africana.
O BDEAC, instituição de financiamento do desenvolvimento da Comunidade Económica e Monetária dos Estados da África Central (CEMAC), criada em dezembro de 1975 e sediada em Brazzaville (Congo), tem por missão promover o crescimento e a integração económica dos Estados-membros da CEMAC.
São membros desta organização sub-regional os Camarões, a República Centroafricana, o Congo, o Gabão, a Guiné Equatorial e o Tchad.
-0- PANA BM/BEH/FK/IZ 16julho2020