Luanda, Angola (PANA) - Angola e os Estados Unidos de América reforçam cooperação em questões relacionadas com o Corredor de Lobito, na província angolana de Benguela (litoral centro), segundo o embaixador americano em Angola, Tulinabo Mushingi.
O diplomata americano fez esta declaração no final de uma audiência que lhe concedeu esta quinta-feira o Presidente angolano, João Lourenço.
Os dois interlocutores sublinharam, nesta ocasião, a necessidade de se incrementar o investimento privado dos Estados Unidos em Angola.
O Corredor de Lobito, é um corredor de transporte que se inicia no Porto de Lobito, na cidade de Benguela, para o interior de Angola, até às regiões ricas em minérios da República Democrática do Congo (RDC) e na Zâmbia.
O caminho de ferro de Benguela, importante no passado, foi destruído durante o conflito angolano, tendo ficado inoperacional desde 1975.
Com o apoio dos chineses, o caminho de ferro foi reconstruído até à fronteira com a RDC.
Os minerais ainda não são transportados até ao porto de Lobito, mas o corredor já está a impactar a vida das comunidades que vivem ao longo desta via férrea, contribuindo assim para uma transformação social e económica em Angola.
-0- PANA JA/DD 7março2024