Angola considera necessária promoção contínua de cooperação entre os países da SADC
Luanda, Angola (PANA) - Angola considera necessário que os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Autral (SADC) continuem a promover a cooperação e o apoio mútuo, para alcançarem oo desenvolvimento e a prosperidade da região, soube a PANA de fonte oficial.
Esta posiçāo de Angola foi manifestada sexta-feira última em Addis Abeba, na Etiópia, pelo seu embaixador, Miguel Bembe, na abertura dos trabalhos da reunião do grupo dos embaixadores da SADC naquela cidade, realizada nas instalações da Missão Diplomática angolana.
O diplomata sublinhou que, trabalhando juntos, os Estados membros da organização regional têm a oportunidade de traçar um percurso conducente a um futuro mais brilhante para todos os povos da África Austral.
Destaciu que Luanda deverá acolher a próxima sessão do Diálogo SADC-EU ao nível ministerial, nos dias 17 e 18 de junho corrente, e que a reunião do Comité de Ministros do Órgão de Cooperação em matéria de política, defesa e segurança da SADC se realizará entre 11 e 12 de julho de 2024, em Lusaka, na Zâmbia.
Segundo a nota a que o Jornal de Angola Online teve acesso, Miguel Bembe, presidente do grupo de embaixadores da SADC em Addis Abeba, congratulou-se com a realização do encontro tido como uma demonstração da unidade e coerência das políticas e ações da regiāo no contexto continental.
A reunião enfatizou o papel estratégico do grupo que doravante "atuará como principal intermediário entre a SADC e a União Africana”, assegurando que as posições da organização regional sejam plenamente defendidas ao nível continental.
O Grupo tenciona trabalhar, também, para a promoção da integração regional e o alinhamento das estratégias e políticas da SADC com os objetivos da União Africana, assim como pretende implementar um calendário de reuniões para alinhar posições e garantir consenso entre os membros, desenvolver programas internos de capacitação focados na diplomacia multilateral, na negociação e gestão de conflitos, lê-se na nota.
-0- PANA JA/DD 9junho2024