AI condena suspensão de cadeia de televisão na Zâmbia
Lusaka, Zâmbia (PANA) – A Amnistia Internacional (AI) denunciou a suspensão, por um mês, infligida pelas autoridades zambianas à cadeia de televisão independente, Prime TV, segundo um comunicado da referida organização de defesa dos direitos humanos.
Neste documento publicado segunda-feira última, o diretor regional da AI para a África Austral, Deprosa Muchena, afirmou que "esta decisão é ilegal e prejudica a liberdade de expressão e de imprensa na Zâmbia".
A suspensão da Prime TV é um estratagema que visa censurar vozes independentes na Zâmbia e prejudicar a liberdade de expressão e de imprensa. É claro que o objetivo visado consiste em enviar uma mensagem assustadora segundo a qual jornalistas devem exercer autocensura ou fazer face a consequências desastrosas, indignou-se.
Exigiu o levantamento imediato desta suspensão ilegal para permitir à Prime TV continuar a divulgar diariamente informações na Zâmbia.
Defendeu a pluralidade da imprensa que, a seu ver, só é benéfica para a Zâmbia”.
A liberdade de imprensa foi muitas vezes objeto de ataques nos últimos anos na Zâmbia.
Em 2016, autoridades zambianas encerraram o jornal “The Post”, um dos independentes e dos mais antigos do país.
O seu proprietário, Fred M’embe, e o seu diretor de publicação, Joseph Mwende, já foram molestados pela Polícia devido às suas reportagens críticas ao Governo.
-0- PANA MA/ASA/JSG/FK/DD 6março2019