Trípoli, Líbia (PANA) - Os trabalhos da 40.ª sessão ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA) decorrem, desde quarta-feira, em Addis Abeba, tendo como pano de fundo repercussões da pandemia do c oronavírus (covid-19) nomcontinente africano, soube a PANA de fonte oficial.
Nela participam ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos países membros da UA, nomeadamente, Najla al-Mangouch da Ĺibia, segundo a mesma fonte.
Durante dois dias, o Conselho vai também abordar uma série de temas e questões relacionadas com a cooperação conjunta entre os países africanos para abordarem desafios políticos, económicos e de segurança que o continente enfrenta, refere um comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia.
Esta sessão também preparará a 35.ª sessão ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo Africanos, sempre em Addis Abeba, nos dias 5 e 6 de fevereiro corrente.
Terça-feira última, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla al-Mangouch, realizou uma reunião consultiva conjunta com os seus homólogos da Argélia, Ramtane Lamamra, da África do Sul, Naledi Pandor, e com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Angola, Esmeralda Mendonça, sobre a coordenação de posições sobre questões de segurança e paz em África, na véspera da 40.ª sessão do Conselho Executivo da União Africana (UA).
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 02fev2022