Vice-presidente do Banco Mundial visita Côte d'Ivoire
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O vice-presidente do Banco Mundial (BM) para os Recursos Humanos, Ousmane Diagana, iniciou sexta-feira uma visita de trabalho na capital económica ivoiriense, Abidjan, indica um comunicado transmitido à PANA.
A agenda desta visita inclui a realização de uma conferência na Universidade Nangui Abrogoua, este sábado, e a assinatura de um acordo, a 23 de setembro, que permitirá à Côte d'Ivoire tornar-se no primeiro país africano membro do Programa para o Reforço das Capacidades dos Quadros do Setor Público (DFSP), um programa emblemático do BM, criado em 1997.
O DFSP permite aos países-membros identificarem áreas importantes de desenvolvimento de conhecimentos e de competências técnicas e designar candidatos à adquisição dessas habilidades no seio do Grupo do Banco Mundial.
Até ao momento, o DFSP tem 17 países doadores (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Japão, Coreia do Sul, Kuwait, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido).
Em junho de 2019, a carteira de projetos financiados pelo Banco Mundial na Côte d'Ivoire incluía 28 projetos, contra 21 em 2018, para um compromisso cumulativo de 2,63 biliões de dólares americanos.
Durante o ano fiscal de 2018, a carteira foi expandida com sete novos projetos, para um financiamento total de 1,05 bilião de dólares americanos.
Os financiamentos concedidos pelo BM aumentaram de 600 milhões de dólares, em 2015, para quase 2,4 biliões de dólares, em junho de 2019, um aumento de cerca de 400 por cento.
A visita de trabalho de Diagana termina a 24 de setembro corrente.
-0- PANA BAL/DIM/IZ 21set2019