Surto da covid-19 afeta seleção de Cabo Verde de andebol para Mundial
Praia, Cabo Verde (PANA) - O surto da covid-19, que infetou sete jogador da seleção cabo-verdiana de andebol masculina, já levou a suspensão dos treinos de preparação com vista à sua participação no Campeonato do Mundial da modalidade a arrancar nesta terça-feira, 12, no Egito, apurou a PANA de fonte segura.
De acordo com um despacho da agência cabo-verdiana de noticias (Infopress), o surgimento deste surto faz pairar uma incógnita quanto à deslocação, a 13 do corrente, da comitiva de Cabo Verde ao país anfitrião da prova, onde ela tem estreia agendada para 15 do corrente frente à seleção da Hungria, em partida inaugural do Grupo A.
A infeção dos jogadores da seleção cabo-verdiana surgiu numa altura em que a mesma se preparava para iniciar uma segunda e última fase do estágio que vem realizando em Portugal, agora com treinos na cidade de Lisboa, capital portuguesa, antes da sua partida para o Egito.
A caravana foi surpreendida pelo surto que atingiu os jogadores no dia 05 de janeiro corrente, numa altura em que 15 testes rápidos acusaram positivos, dos quais sete reconfirmados pelo exame do PCR.
Neste momento, toda a comitiva cabo-verdiana encontra-se em isolamento na cidade de Nazaré, onde decorreu a primeira fase do estágio, e aguarda por novos testes para se fazer o ponto de situação dos infetados, que, de acordo com a equipa técnica, encontram-se, na sua grande maioria, assintomáticos.
Em declarações à Inforpress, o selecionador da seleção de Cabo Verde da modalidade, José Tomaz, admite que esta contrariedade tem causado “grandes constrangimentos” à sua equipa, sobretudo com a quebra do ritmo de treinos para a sua primeira participação de sempre num mundial desta modalidade desportiva.
O 27.º Campeonato do Mundo do andebol sénior masculino vai contar com a presença de 32 seleções nacionais já qualificadas para a fase final da prova, refere-se.
-0- PANA CS/DD 11jan2021