Senegal repreentado em Accra por uma delegação de 120 membros em Jogos Africanos
Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal enviou uma delegação de 120 pessoas liderada pelo Ministro dos Desportos do governo dissolvido, Lat Diop, aos XIII Jogos Africanos em Accra (Gana). A competição acontecerá de 8 a 24 de março. A delegação senegalesa é composta por atletas, supervisores técnicos, corpo médico e dirigentes.
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério dos Desportos, “o Senegal está envolvido nestes jogos quadrienais em 12 modalidades desportivas: atletismo, futebol sub-20 para rapazes e raparigas, voleibol de praia para homens e mulheres, natação, badminton, taekwondo, karaté, judo, Luta olímpica, triatlo, tênis de mesa e boxe.”
Este ano, o Senegal pretende fazer melhor do que em 2019 em Rabat, Marrocos, onde terminou em 22.º lugar entre 54 países participantes. Apenas o judoca Mbagnick Ndiaye (+100 kg) conquistou a medalha de ouro, a única do metal precioso entre os 22 (incluindo 5 de prata) trazidos de Marrocos.
Além da corrida pelas medalhas de ouro, alguns competidores senegaleses tentarão qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris neste verão, em modalidades como luta livre, tênis, atletismo, natação, badminton, tênis de mesa e triatlo.
De referir que algumas disciplinas iniciaram as suas provas enquanto aguardavam a cerimónia de abertura desta sexta-feira. O Senegal conquistou sua primeira medalha de bronze no tênis de mesa na quarta-feira com Ibrahima Diaw, enquanto os futebolistas sub-20 venceram o Sudão do Sul (1 a 0) na quinta-feira.
Recorde-se que os Jogos Africanos, cuja primeira edição teve lugar em 1965 em Brazzaville (Congo), são uma espécie de “Olimpíadas Africanas” com nada menos que 35 disciplinas no programa. Realizam-se a cada 4 anos, mesmo que a edição deste ano estivesse prevista para 2023, mas não pôde ser realizada devido a atrasos nos preparativos.
-para- PANA BKN/IS/SOC/MAR 8 março 2024