RDC acolhe IX Jogos da Francofonia
Dakar, Senegal (PANA) – Os nonos Jogos da Francofonia previstos para 2021, que deviam realizar-se, no Canadá, vão decorrer finalmente, na República Democrática do Congo (RDC), anunciou quinta-feira a Organização Internacional da Francofonia (OIF).
A desistência do candidato inicial, há alguns meses, levou o Conselho de Orientação do Comité Internacional dos Jogos da Francofonia (CIJF) a lançar um novo apelo para candidaturas, durante a sua 15ª reunião organizada de 14 a 15 de fevereiro passado, para encontrar um substituto.
A fonte recorda que, durante a sua 107ª sessão realizada, no início deste mês, em Paris, e em conformidade com as recomendações do CIFJ, o Conselho Permanente da Francofonia (CPF) “deu um parecer favorável à organização, em 2021, dos IX Jogos da Francofonia na República Democrática do Congo (RDC)”.
Nesta reunião presidida pela secretária-geral da OIF, Louise Mushikiwabo, o futuro país anfitrião “compromoteu-se a assinar um caderno dos encargos, criar o Comité Nacional dos Jogos da Francofonia (CNJF) por decreto e iniciar os trabalhos de construção da aldeia antes da organização do próximo CPF, previsto para 20 de outubro de 2019”, indica um comunicado de imprensa.
A OIF conta 88 Estados e Governos (54 membros, sete membros associados e 27 observadores). A ideia da realização dos Jogos da Francofonia foi lançada durante a segunda cimeira da Francofonia, em 1987, em Quebeque (Canadá).
Trata-se de uma manifestação que alia competições desportivas e concursos culturais. A primeira edição decorreu, em 1989, em Casablanca e Rabat (Marrocos), e a oitava em 2017, em Abidjan (Côte d´Ivoire).
-0- PANA BKN/IS/MAR/IZ 25julho2019