Primeiro-ministro sublinha necessidade de participação de mulheres em eleições na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, destacou segunda-feira que o papel das mulheres é preponderante e importante no campo política.
Al-Dbaiba fez estas considerações durante uma reunião, no fim de semana em Tripoli, com ativistas e juristas líbios, na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, dos Assuntos Sociais, Wafaa al-Kilani, e de Estado para a Condição Feminina, Houriya al- Rimal.
Aludindo às eleições presidenciais de 24 de novembro próximo, o primeiro-ministro líbio garantiu que é necessário o papel das mulheres e a sua participação efetiva no campo político.
Dbaiba exortou as mulheres a participarem nas eleições legislativas para ganharem mais assentos e defenderem melhor as mulheres.
Está reservada uma quota de 20 por cento às mulheres na Líbia, nas eleições legislativas, mas este número nunca é alcançado apesar do importante papel desempenhado por estas durante a revolução de 17 de fevereiro de 2011 que, seis meses mais tarde, destitiu o então regime de Muamar Kadafi, depois de 42 anos de poder sem partilha no país.
Do seu lado, os participantes saudaram o facto de o primeiro-ministro ter permitido a várias mulheres ocuparem cargos de chefia e soberania pela primeira vez na história da Líbia.
Apelaram a uma maior representação das mesmas a diferentes níveis e áreas, de acordo com um comunicado do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
Além disso, os participantes exprimiram a sua consternação com a discriminação contra as mulheres líbias casadas com não-líbios, bem como seus filhos nascidos destas uniões.
Mostraram-se dispostos a encorajar a abordagem desta questão.
Também ressaltaram a necessidade de as mulheres participarem ativamente na reconciliação nacional e de deslocados regressarem às suas cidades de origem, bem como a necessidade de se reparar danos materiais e morais sofridos.
Durante o encontro, foram examinados e discutidos temas relacionados com as mulheres líbias, além dos últimos desenvolvimentos da situação política, nomeadamente as eleições presidenciais de 24 de novembro próximo.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 16novembro2021