Presidente tunisino destaca papel de jornalistas na libertação nacional
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kaïs Saied, enfatizou sexta-feira o interesse que atribui ao setor dos mídia e ao desenvolvimento de quadros legais neste domínio, quando recebia em audiência o presidente do Sindicato Nacional dos Jornalistas Tunisinos (SNJT), Néji Bghouri.
Segundo um comunicado presidencial emitido no final da audiência, o chefe de Estado tunisino salientou "o papel dos jornalistas e da liberdade de pensamento na luta pela libertação nacional para impedir qualquer tentativa de prejudicar a Tunísia e os interesses do seu povo".
Saied considerou que "a questão fundamental é garantir a liberdade de pensamento como um primeiro passo para a liberdade de expressão e proteger os direitos dos jornalistas, salientando o seu papel nesta fase que o país está a atravessar".
Numa declaração emitida no final da reunião, o presidente do SNJT afirmou ter informado o chefe de Estado do lançamento do Conselho de Imprensa, que deve estabelecer um jornalismo de qualidade e consagrar o direito do cidadão à informação livre e pluralista, acrescentando que o Conselho de Imprensa é suposto lutar contra os abusos no setor dos meios de comunicação social.
Congratulou-se com o apoio dado pelo Presidente Kais Saied a este respeito.
Segundo Bghouri, o encontro foi uma oportunidade para discutir vários projetos de lei em preparação por várias partes, indicando que o Presidente tunisino se comprometeu a rejeitar qualquer projeto de lei inconstitucional com o objetivo de garantir a liberdade de opinião, expressão e pensamento.
-0- PANA YY/IN/JSG /DIM/IZ 19set2020