Mali lança comité de apoior a reformas
Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Moctar Ouane, lançou segunfa-feira os trabalhos do Comité de Orientação Estratégico (COS) criado para apoiar a realização de reformas políticas e institucionais previstas pela Transição, soube a PANA de fonte oficial.
O Comité é composto de cerca de 50 personalidades que representam a classe política, a sociedade civil, o setor privado, a Universidade, os sindicatos e as legitimidades tradicionais e religiosas.
Possui ainda um grupo de apoio de seis peritos e um polo de assistentes que integram o Secretariado Permanente sob a Direção do ex-ministro Mohamed Alhousseyni Touré.
Órgão consultivo criado a 31 de março último, este comité deve apoiar o primeiro-ministro na sua reflexão para a ação no quadro das reformas.
A sua missão é definir o perímetro das reformas, tendo em conta o contexto e a duração da transição, e promover o espírito das reformas políticas e institucionais.
Está igualmente encarregado de formular recomendações com base em reformas identificadas pelo Diálogo Nacional Inclusivo (DNI), realizado em dezembro de 2019, bem como em jornadas de concertação nacional, organizadas após o golpe de Estado de 18 de agosto de 2020 que derrubou o regime do ex-Presidente Ibrahim Boubacar Kéita.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 19abril2021