Governo líbio prepara reabertura de Embaixada de Polónia na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Medidas necessárias serão tomadas na Líbia em previsão da reabertura da Embaixada da Polónia em Trípoli, incluindo a seção consular para a concessão, no espaço Schengen, de vistos para cidadãos líbios, soube a PANA de fonte oficial.
O anúncio foi feito esta quarta-feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, durante uma reunião ocorrida segunda-feira última em Trípoli, entre o vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Políticos, Mohamed Khalil Issa, e uma delegação do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco liderada pelo diretor do departamento de África e Médio Oriente, Jatsek Chodorevich, segundo comunicado divulgado pelo ministério.
A visita da delegação polaca surge, segundo a mesma fonte, com o objectivo de tomar as providências necessárias para a reabertura da embaixada polaca em Trípoli.
Nessa ocasião, o vice-ministro líbio dos Negocios Estrangeiros congratulou- com este importante passo, sublinhando que o mesmo constituirá um impulso para as relações entre os dois países.
Acrescentou que o Governo líbio de Unidade Nacional adotou, como parte da sua política externa, uma abordagem que visa instar os países a retomarem atividades das suas embaixadas em Trípol, a fim de lhes fornecer todas as facilidades.
Desde o emposse, em março de 2021, do Governo de Unidade Nacional na sequência do acordo político entre as partes líbias, as embaixadas de países estrangeiros e as representações de organizações internacionais começaram a regressar gradualmente a Trípoli, empolgadas com o restauro da estabilidade.
Elas tinham abandonado a capital líbi, Tripoli, em 2014, na sequência da deterioração das condições de segurança por confrontos entre grupos armados rivais, segundo a mesma fonte.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MA/DD 5junho2024