Tunísia (PANA) - O sub-secretário de Estado americano para os Assuntos Político-Militares, Clarke Cooper, revelou quarta-feira que o novo acordo de venda de armas assinado com a Tunísia vai dar entrada no Congresso, brevemente, para a sua aprovação.
Segundo Cooper, os Estados Unidos lançaram um programa de reforço de capacidades e proteção de fronteiras em apoio à soberania da Tunísia, refletindo a solidez das relações" de cooperação entre os dois países.
Cooper falava à margem da Salão Internacional de Aeronáutica e da Defesa inaugurado quarta-feira pelo Presidente tunisino, Kais Saied, em Djerba (sudeste da Tunísia).
A participação dos Estados Unidos no programa através de uma delegação do Ministério americano dos Negócios Estrangeiros e do Comando Militar Americano em África e seis aviões prova que a Tunísia é um dos principais parceiros de primeiro plano dos Estados Unidos nos domínios militares e de defesa, disse.
O responsável norte-americano revelou igualmente a existência de novos mecanismos para complementar o acordo de venda de armas americanas à Tunísia.
Trata-se de quatro aviões ligeiros de combate do tipo "wolverene TC6", três mil 290 unidades de ataque dirigido e motores de aeronaves.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 05março2020