Lomé, Togo (PANA) – A empresa cimenteira alemã, Heidelberg Cement, que possui o quase monopólio da produção do cimento no Togo, disponibilizará 30 milhões de dólares americanos para apoiar a extensão de Cimtogo, sua surcusal neste país, soube a PANA de fontes seguras em Lomé.
O diretor-geral da sucursal, Eric Goulignac, recentemente em Lomé, reafirmou as ambições da sua firma que, graças a este investimento, aumentará a capacidade de moagem da sua fábrica em Lomé, em mais de um milhão de toneladas por ano.
A Heidelgerg Cement, que também controla Scantogo e Granutogo, sucursais especializadas na exploração e na produção de clínquer, prepara assim a concorrência com o riquíssimo empresário nigeriano, Aliko Dangote, que assinou recentemente dois acordos com o Governo togolês, dos quais um relativo à implantação duma nova cimenteira no Togo, a partir do clínquer togolês e nigeriano, e que deverá produzir anualmente um milhão 500 mil toneladas de cimento.
A Cimtogo é a única produtora do cimento no país mas não consegue satisfazer a procura muito forte do mercado local e a da sub-região da oeste-africana.
-0- PANA FAA/IS/SOC/FK/DD 12jan2020