Chefe da diplomacia russa no Burundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, encontra-se em Bujumbura desde terça-feira para uma visita de trabalho ao Burundi cuja duração não foi precisada, anunciou a Rádio Pública Burundesa.
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional Melchior Ndadaye de Bujumbura, o chefe da diplomacia russo foi acolhido pelo seu homólogo burundês, Albert Shingiro, de acordo com a mesma fonte.
O programa da sua visita prevê uma reunião entre os dois ministros dos Negócios Estrangeiros, a que se seguirá uma audiência que lhe concederá o Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye.
Esta viagem de Serguei Lavrov é a primeira que uma autoridade russa de alto nível efetua ao Burundi em 61 anos de relações político-diplomáticas e ecomómicas mantidas entre os dois países, de acordo com comentadores em Bujumbura.
A visita realiza-se num contexto internacional tenso devido à guerra que a Rússia declarou à sua vizinha, a Ucrânia, há mais de um ano.
O Burundi absteve-se, até ao momento, de votar as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenaram a Rússia pela sua agressão militar contra a Ucrânia.
A Rússia, por sua vez, fez chumbar mais de uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenavam o uso brutal da força pelo regime no poder no Burundi durante uma insurreição popular, em 2015, contra o terceiro mandato presidencial do então chefe do Estado bunrundês, Pierre Nkurunziza.
Além disso, o poder russo prometeu ajudar o Burundi a enfrentar a crise económica mundial, devida à guerra na Ucrânia.
Também se comprometeu a entregar ao Burundi, nomeadamente fertilizanrtes, combustiveis e medicamentos.
-0- PANA FB/JSG/FK/DD 30maio2023