Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde participará com duas duplas femininas no Campeonato Africano de Voleibol de Praia, em junho próximo em Marrocos, apurou a PANA, sexta-feira, de fonte segura.
Segundo informações avançadas pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, António Rodrigues, Cabo Verde integra assim o lote dos 17 países aceites pela Confederação Africana da modalidade, para disputar a vaga continental para os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) deste ano, a maior competição desportiva do mundo.
Já se sabe que uma dupla vai ser constituída pelas irmãs, Janice e Ludmila Varela, quarta classificada nos I Jogos Africanos de Praia, realizados em junho de 2019 na ilha do Sal, enquanto se aguarda ainda pela constituição da segunda dupla cabo-verdiana.
A inclusão de Cabo Verde nesta prova, também conhecida por Taça Continental, tornou-se possível depois de a Federação Cabo-verdiana de Voleibol ter protestado, junto da confederação africana da modalidade, a eliminação precoce, no ano transato, da dupla cabo-verdiana que tinha permanecido em terra por causa do estado de emergência declarado em Cabo Verde.
A contestação apresentada Federação Cabo-verdiana de Voleibol mereceu resposta positiva da organização da prova africana.
-0- PANA CS/DD 15maio2021