Agência Panafricana de Notícias

BAD reforça capacidades de mulheres no Sudão

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) aprovou uma doação de 14,96 milhões de dólares americanos para ajudar mulheres no Sudão a obterem financiamentos e desenvolverem  seus negócios, soube a PANA de fonte oficial.

 O projeto  “Aceleração do Empreendedorismo das Mulheres e o Acesso ao Financiamento (AWEAF, sigla em inglês) irá abordar lacunas em termos de capacidade,  financiamento e conhecimento das mulheres empresárias no Sudão, segundo a mesma fonte.

De acordo com um comunicado divulgado pelo BAD, terça-feira, o projeto visa ajudar as mulheres a terem acesso a serviços de desenvolvimento de negócios de qualidade e a financiamentos, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados por instituições financeiras que atendem às mulheres empresárias nos Estados de Cartum e do Mar Vermelho no Sudão.


"Esta aprovação mostra que o Banco Africano de Desenvolvimento está ao lado do Governo sudanês e do povo para permitir às mulheres  desempenharem um papel mais importante no desenvolvimento do seu país", disse Raubil Durowoju, diretor do BAD para o Sudão.

De acordo com o empreendimento, 570 micro, pequenas e médias empresas dirigidas ou administradas por mulheres devem receber treinamento técnico e empresarial de alta qualidade, bem como assistência financeira de até 11 milhões de dólares americanos.

O novo financiamento deve provocar um crescimento médio de 10 por centro nas receitas de negócios para mulheres empresárias e na criação de mil 200 empregos equivalentes em tempo integral, especialmente para  mulheres jovens.

O projeto AWEAF  alinha-se com a estratégia do Banco Mundial para o emprego jovem em África e a sua estratégia de género, ao mesmo tempo que contribui para o crescimento económico nos dois Estados-alvo do Sudão.

-0- PANA AR/BAI/IS/MAR/DD 15dez2020