Túnis, Tunísia (PANA) - O Comando Norte-americano em África (AFRICOM) afirmou ter enviado para a Tunísia uma missão de assistência às forças de segurança tunsinas através de uma "pequena unidade de formação", no quadro de um programa de assistência militar.
Numa nota publicada na sua página oficial, o Comando precisa nomeadamente que “a Brigada de Assistência às Forças de Segurança" mencionada pelo AFRICOM no seu comunicado de imprensa de 29 de maio de 2020 se refere a "uma pequena unidade de formação no quadro de um programa de assistência militar e não inclui de forma nenhuma combates militares”.
"É importante compreender as necessidades potenciais e buscar novas abordagens e formas de associar-se no quadro do nosso diálogo permanente”, acrescenta o texto.
O AFRICOM admitiu sexta-feira última a possibilidade de enviar forças para a Tunísia na sequência do desdobramento, pela Rússia, de forças na Líbia, lembre-se.
O comandante do AFRICOM, general Stephen Towsend, exprimiu durante uma conversa telefónica com o ministro tunisino da Defesa, Imed Hazgui, a disponbilidade do Comando de enviar “ forças de apoio de segurança”, lembra o texto, acrescentando que, durante este telefonema, os dois líderes discutiram sobre as próximas oportunidades de formação e de exercícios militares, reafirmando a sólida parceria bilateral americano-tunisina.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 31maio2020