22.º CAN de Andebol inicia-se em Dakar
Dakar, Senegal (PANA) - Uma 25.ª edição do Campeonato das Nações Africanas (CAN) de andebol feminino realiza-se em Arena Dakar de Diamniadio, maior subúrbio da capital senegalesa, decorre de 9 a 19 de novembro corrente, soube a PANA de fonte desportiva.
Treze equipas, repartidas em três grupos, dos quais dois de quatro (Grupo A: Angola, RD Congo, Cabo Verde e Argélia) e Grupo C: Camarões, Senegal, Madagáscar e Côte d'Ivoire) e um de cinco (Grupo B: Tunísia, Congo, Guiné Conakry), Marrocos e Egito).
No termo dos jogos do grupo, as duas primeiras equipas de cada grupo e os dois melhores terceiros vão qualificar-se para os quartos-de-final.
Angola, 14 vezes vencedora da prova e que venceu as últimas três edições (em 2016 em casa, em 2018 na República Democrática do Congo e em 2021 nos Camarões), continuará a ser a grande favorita.
Mas as Leoas do Senegal, finalistas em 2018, sonham com um primeiro título continental na sua casa.
Os encontros iniciam-se esta quarta-feira, a partir das 10 horas com um confronto norte-africano, Marrocos-Tunísia, seguido dos jogos Congo-Guiné Conakry, às 12 horas, e Camarões-Côte d'Ivoire, às 14 horas.
A cerimónia de abertura deste 22.º CAN está marcada para a tarde, a partir das 17 horas, antes do primeiro jogo Senegal-Madagáscar, às 20 horas.
-0- PANA BKN/JSG/MAR/DD 9nov2022