19 mortos em inundações pluviais na Côte d´Ivoire
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Dezenove pessoas morreram e cinco outras ficaram feridas em inundações causadas por chuvas que atingem a Côte d´Ivoire desde junho último, anunciou um comunicado do Conselho Nacional de Segurança do referido país.
O Conselho de Segurança Nacional deplorou o trágico balanço das chuvas torrenciais que caíram sobre o país durante o mês de junho último, indica o comunicado.
De acordo com a fonte, há um registo de 19 mortos, cincoferidos, 151 pessoas resgatadas e 13 evacuadas, bem como de inundações e avultados danos materiais notados em vários bairros de Grande Abidjan.
"Perante este triste registo, o Presidente da República (Alassane Ouattara) reiterou a sua compaixão a todas as vítimas e suas famílias", refere o comunicado.
Ouattara felicitou o primeiro-ministro bem como todos os intervenientes pela assistência e apoio prestados às peso as sinistradas.
Além disso, o chefe do Estado da Côte d´Ivoire, depois de constatar que o seu país, como vários países do mundo, está sujeito às consequências nefastas das alterações climáticas, exortou fortemente as populações a deixarem as zonas de risco.
"Neste contexto, o chefe de Estado encarregou o ministro da Segurança de reforçar o sistema de alerta precoce, com vista ao pré-posicionamento de socorros em torno das zonas de risco", acrescenta o comunicado.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 07julho2022