Àfrica obtém 270 milhões de doses de vacinas contra covid-19
Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A equipa especial da União Africana para a Aquisição de Vacinas da União Africana (AVATT) obteve 270 milhões de doses da vacina contra o coronavírus (covid-19) para as distribuir aos Estados membros, anunciou a UA terça-feira num comunicado.
A aquisição de vacinas aconteceu no quadro de uma estratégia de imunização aprovada pelos líderes africanos em agosto de 2020, lê-se na nota.
Pelo menos 50 milhões de vacinas desta fase estarão disponíveis, de abril a junho de 2021, disse a UA num comunicado.
As vacinas serão fornecidas pelos laboratórios Pfizer e Astra Zeneca, por intermédio do Instituto de Serologia da Índia e Johnson and Johnson, indica a nota.
O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) será o principal órgão de apoio à aquisição destes fármacos pelos Estados membros da UA.
África tem como meta a vacinação em 60 por cento para alcançar a imunidade coletiva.
Depois de receber pedidos formais dos Estados membros, através da Plataforma Africana de Fornecimentos Médicos, o Afreximbank fornecerá garantias de compromisso de compra antecipada de até a dois biliões de dólares americanos para fabricantes em nome dos Estados membros.
Na entrega, os países podem pagar usando os seus recursos internos ou acessar a um mecanismo de pagamento duma duração de cinco anos oferecido pelo Afreximbank, disse a UA.
“Há também uma estreita colaboração entre a equipa da União Africana e o Banco Mundial para garantir aos Estados membros acesso a cinco biliões de dólares americanos, ou seja, para comprar mais vacinas ou pagar a entrega das mesmas assumidas em seu nome pelo Afreximbank", indica o comunicado.
Numa conferência de imprensa, a 14 de janeiro corrente, o diretor do AfricaCDC, John Nkengasong, disse que a aquisição da AVATT de vacinas COVID-19 para os Estados membros da UA vai completar os esforços a nivel do continente para a instalação COVAX.
Também constitui um primeiro passo em direção à meta de vacinação de 60 por cento para alcançar a imunidade coletiva no continente.
A COVAX comprometeu-se a fornecer 20 por cento das necessidades de África, cuja população se estima em um bilião e 200 milhões de pessoas.
-0- PANA AO/AR/BAI/IS/MAR/DD 20janeiro2021