UNESCO mobiliza-se contra covid-19 em Dia de África
Paris, França (PANA) – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) associou-se com a União Africana da Radiodifusão e a organização Most Beautiful African Dream Academy For Youth (MOBADAY) para celebrar, segunda-feira, o Dia de África colocado este ano sob o slogan “Juntos Unidos, Juntos Somos WAN”.
O evento, que vai articular-se em redor de vários debates sobre temas como a inclusão financeira em período de abrandamento económico ou da aceleração da transformação digital de África, salientará o WAN SHOW. Wan, acrónimo de Worldwide Afro Network (rede afro mundial) é uma iniciativa que visa mobilizar a sociedade civil africana e a sua diáspora para lutar contra as consequências sanitárias e sociais da pandemia do coronavírus.
"A cultura é essencial no futuro de África. Os artistas, os criadores são portadores duma visão de futuro neste jovem continente; desempenham um papel central para a retoma da economia informal e a resiliência das comunidades. A UNESCO mobiliza-se ao seu lado durante a pandemia e além”, declarou a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, num comunicado transmitido à PANA, em Paris.
A jornada vai terminar com um "concerto 2.0", das 19:00 às 21:00 horas TMG, divulgado gratuitamente a uma hora de grande audiência nas cadeias nacionais africanas e nalgumas cadeias privadas com a participação de Jimmy Cliff, Oumou Sangaré, Youssou N'dour, Angélique Kidjo, Chris Martin Coldplay, Femi Kuti, Djimon Hounsou, Baaba Maal, Tiken Jah Fakoly, Khadja Nin, Lénine, Calypso Rose, Aït Menguelet, Hiro, Kassav, Salif Keita, Aston Barret Wailers, Cheick Tidiane Seck.
-0- PANA BM/IS/MAR/IZ 24maio2020