Tunisinos elegem Conselhos Locais
Túnis, Tunísia (PANA) - Os tunisinos foram às urnas este domingo (08h00-18h00) para eleger os conselhos locais, o primeiro passo na criação do Conselho Nacional das Regiões e Distritos, que constituirá a segunda câmara do Parlamento.
O número de candidatos seleccionados para as eleições para o Conselho Nacional das Regiões é de 7.205, incluindo 1.028 candidatos com deficiência, eleitos por sorteio e 68 outros candidatos com deficiência eleitos por voto directo para os conselhos locais.
O número total de candidatos eleitos por voto direto é de 6.177 que procuram 2.434 assentos nos 279 conselhos locais, espalhados por todo o território nacional. De acordo com informações fornecidas pela Alta Autoridade Independente para Eleições na Tunísia (ISIE), a maioria dos candidatos tem entre 36 e 60 anos. São 86,6% homens.
O ISIE designou 34.384 delegados para as assembleias de voto e credenciou mais de 3.000 jornalistas locais e estrangeiros que estão autorizados a entrar nos centros de votação.
O ISIE precisou que quase 20% dos candidatos são independentes e que os candidatos eleitos em 2.155 círculos eleitorais, principalmente localidades, representarão as suas regiões em 279 conselhos locais durante as eleições para o Conselho Nacional.
Segundo o presidente tunisino, Kaïs Saïed, “a Tunísia está a viver um dia histórico neste domingo, na medida em que estas eleições locais permitirão que os marginalizados e os sem voz se tornem actores e contribuam para a tomada de decisões”.
-0- PANA IN/JSG 25dEC2023