Agência Panafricana de Notícias

Seleção cabo-verdiana de futebol participa na FIFA Séries na Arábia Saudita

 

 

Praia, Cabo Verde (Praia) - A principal seleção cabo-verdiana de futebol rumou para a Arábia Saudita, onde participara num torneio FIFA (Federação Internacional de Futebol) Series, a disputar-se de 21 a 26 de março corrente naquele país asiático, apurou a PANA, terça-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.

Segundo a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), com esta iniciativa, a FIFA pretende apoiar as federações na organização de jogos amigáveis, envolvendo seleções nacionais de diferentes confederações, num único país.

O objetivo é proporcionar às federações a oportunidade de enfrentar seleções nacionais de outros continentes e beneficiar de oportunidades comerciais.

Trata-se de “uma estratégia global da FIFA, no seu horizonte 2023-2027, onde a fase piloto arranca na janela de jogos internacionais, em março de 2024”, segundo a mesma fonte.

O projeto-piloto realizardo-se-á de 18 a 26 de março deste ano, sendo que a Arábia Saudita acolherá os jogos da Série A, e, nesse grupo, estão as seleções de Cabo Verde (CAF), da Camboja (AFC), da Guiné-Equatorial (CAF) e da Guiana (CONCACAF).

A Argélia acolhe a FIFA Series, envolvendo as seleções nacionais daquele pais africano (CAF), da Andorra (UEFA), da Bolívia (CONMEBOL) e da África do Sul (CAF), ao passo que o Azerbaijão recebe a FIFA Series que inclui os combinados nacionais do mesmo país (UEFA), da Bulgária (UEFA), da Mongólia (AFC) e da Tanzânia (CAF).

A Arabia Saudita acolherá ainda um segundo grupo da FIFA Series, contando com as equipas nacionais da Bermuda (Concacaf), do Brunei Darussalam (AFC), da Guiné Conakry (CAF) e do Vanuatu (OFC).

A Sri Lanka completa o quadro dos países selecionados para acolher a FIFA Series, devendo recebe as seleções nacionais do Butão (AFC), da República Centro-Africana (CAF), da Papua Nova Guiné (OFC) e da Sri Lanka (AFC).

Na lista dos convocados pelo treinador cabo-verdiano, Bubista, Léla, lateral-esquerdo da Académica do Mindelo de São Vicente, é a maior novidade.

Além deste jogador, a lista dos escolhidos de Bubista tem ainda estreias como Wagner Pina (Estoril Praia- Portugal) e Dailon Livramento(MVV – Holanda) e o regressado Hildeberto Pereira (Portimonense – Portugal), após dois anos de ausência.

O resto do grupo é composto pelos jogadores que disputaram om Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023 e alcançaram os magníficos “quartos-de- finais” da competição.

-0- PANA CS/DD 20março2024