Kigali, Rwanda (PANA)- Seis novos casos confirmados de Ébola foram assinalados durante a última semana em Kivu-Norte e na província de Ituri, no leste da República Democrática do Congo, indicou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apesar do aparecimento destes novos casos, outros indicadores parecem incentivadores, segundo a OMS, na medida em que o número de casos baixou drasticamente.
Contudo, a OMS indicou que a transmissão, que continua ao nivel local, particularmente nas áreas de saúde de Bingo e de Ngoyo, na zona sanitária de Mabalako, constitui uma fonte de preocupação nestas localidades, o que torna difícil o acesso e intervenções humanitárias.
As estimações da instituição onusina mostram também que a 12 de novembro de 2019, três mil e 291 casos de doença de Ébola foram registados na RD Congo, dos quais três mil e 173 confirmados e 118 prováveis, entre os quais dois mil e 193 mortos.
No quadro das medidas preventivas, a OMS instaurou, pela primeira vez, uma vacina contra a doença.
A vacina injetável contra este vírus, designada Ervebo, fabricada pelos laboratórios Merck responde às normas de qualidade, de segurança e de eficácia.
O fármaco está disponível nos países de risco, nomeadamente ao nível das agências das Nações Unidas e da Aliança Mundial para as Vacinas e Imunização (GAVI).
-0- PANA TWA/MA/BAI/JSG/MAR/DD 15novembro2019