Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, chegou segunda-feira ao aeroporto internacional de Tobrouk (leste), para a investidura das novas autoridades da transição líbia, na Câmara dos Representantes (Parlamento).
Com o presidente do Conselho Presidencial chegaram também os dois vice-presidentes, Abdallah al-Lafi e Moussa al-Kouni, bem como o primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional (GUN), Abdelhamid al-Dbaiba.
O porta-voz da Câmara dos Representantes, Abdallah Belaihak, indicou que a sessão de prestação do juramento constitucional dos membros do GUN realiza-se na presença do enviado das Nações Unidas e da União Europeia (UE) bem como dos embaixadores de vários países, incluindo os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, França, a Turquia, a Tunísia, Marrocos e a Argélia.
A cerimónia será seguida por visioconferência por vários outros embaixadores.
No último fim de semana, Abdelhamid al-Dbaiba instalou-se na sede do Governo, em Tripoli, onde manteve uma reunião com os diretores das administrações e departamentos do seu gabinete, para restabelecer a coordenação e os métodos de funcionamento com os outros ministérios.
Na semana passada, o Parlamento líbio votou a confiança no GUN numa sessão plenária considerada como histórica, em Sirtes (centro), por 132 votos dos 133 deputados presentes.
Composto por 35 ministros, incluindo dois vice-primeiros-ministros e seis ministros de Estado, o Governo tem cinco postos ministeriais reservados às mulheres dos quais os departamentos dos Negócios Estrangeiros, da Justiça e dos Assuntos Sociais.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 15março2021