Brazzaville, Congo (PANA) – Pierre Moussa foi eleito como novo secretário-geral do Partido Congolês do Trabalho (PCT, no poder), substituindo Pierre Ngolo, o atual presidente do Senado congolês.
A eleição ocorreu segunda-feira à noite no quadro o quinto congresso do PCT, organizado de 27 a 30 de dezembro, em Kintélé, arredores norte da capital congolesa, Brazzaville.
A designação de Pierre Moussa, próximo do Presidente Denis Sassou Nguesso e antigo presidente da Comissão Económica e Monetária da África Central (CEMAC) era um das apostas deste congresso que devia, além disso, pronunciar-se sobre o candidato do PCT às presidenciais de 2021.
Os congressistas solicitaram por unanimidade a candidatura do atual chefe do Estado congolês e presidente do Comité Central do PCT.
“Reunimos de 27 a 30 de dezembro no quinto Congresso Ordinário do nosso partido, recomendamos a candidatura do Presidente às presidenciais previstas para março de 2021”, afirmam os delegados ao congresso.
O novo secretário-geral do PCT rejeitou violentamente a solicitação do líder da oposição congolesa, Pascal Tsaty-Mabiala, para o adiamento das presidenciais em três anos, considerando que as condições de um escrutínio equitativo, transparente, pacífico e credível "não estão reunidas".
-0- PANA MB/TBM/MAR/IZ 31dez2019