Pandemia da covid-19 condiciona festival Internacional do teatro em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – A 26.ª edição do Festival Internacional do Teatro do Mindelo ((Mindelact), prevista para 12 a 15 de novembro corrente, em São Vicente, terá uma duração mais curta do que a habitual, devido à pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte segura.
Considerado o principal evento teatral de Cabo Verde e o mais importante da África Ocidental, o evento tem um cartaz de 16 espetáculos, dos quais quatro em formato digital, segundo a fonte.
A edição 2020 do Mindelact conta com a participação, para além de de grupos teatrais de Cabo Verde, companhias do Brasil, de Portugal e da Espanha.
Em conferência de imprensa na cidade do Mindelo, o diretor da Associacao Mindelact, João Branco, responsável pela organização do certame, garantiu que, dada a situação pandémica, serão cumpridas todas as restrições e medidas de prevenção que a atual conjuntura exige.
Também, visto que lotações dos espaços serão limitadas, ferramentas de transmissão serão utilizadas para se ter a possibilidade de ver alguns dos espetáculos em direto, acrescentou.
João Branco sublinhou que, depois de ver parte das suas verbas cancelada, nomeadamente por parte do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, esta edição é apresentada como um “ato de resistência e amor pelo teatro e pelo país.”
“Acreditamos que a arte, a cultura e as expressões artísticas devem, e terão certamente, um papel fundamental na recuperação desta crise global, quer do ponto de vista da saúde emocional das populações, quer do ponto de vista da recuperação económica dos países.
A seu ver, este é um bem de primeira necessidade que merece ser cuidado e promovido.
A 26.ª edição do inicia-se quinta-feira, 12 de novembro de 2020, com o espetáculo “A Dream is the Dreamer” (O sonho é um sonhador), de Catarina Miranda, no Palco 2, na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (Alaim).
No mesmo dia, às 21 horas e 30 minutos, o Centro Cultural do Mindelo, Palco 1 do Mindelact, recebe a peça "o Cheiro dos Velhos", um espectáculo assinado pelo Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (Cabo Verde) e do Teatro de Marionetas do Porto (Portugal)
Segundo a organização do festival, o Presidente da República, Jorge Carlos, estará presente na abertura do Palco 1, mas, neste ano, por motivos sanitários, não haverá uma cerimónia de abertura formal.
No entanto, Jorge Carlos Fonseca fará uma intervenção no final do espetáculo, explica João Branco.
-0- PANA CS/DD 11nov2020