Agência Panafricana de Notícias

Nigeriano extraditado do Gana para Estados Unidos por fraudes bancárias

Accra, Gana (PANA) - Un nigeriano acaba de ser extraditado do Gana para os Estados Unidos pelo seu presumível envolvimento em fraudes bancárias na Estao norte-americano de Ohio, noticiou a imprensa ganense.

Relatórios indicam que o nigeriano Blessing Adeleke, de 31 anos de idade, detido em Accra pelos serviços de Polícia do Gana a 14 de março de 2022, foi extraditado a 28 de junho ùltimo para o Estado de Ohio.

Ele é acusado de fraudes bancárias através duma empresa online, tendo comparecido, sexta-feira última, pela primeira vez, diante dum tribunal federal de Cleveland.

Adeleke tinha conspirado para obter informações financeiras roubadas, feito compras fraudulentas e não autorizadas de produtos de retalho e roubado fundos das contas bancárias alheias no norte de Ohio e noutros locais.

Segundo relatórios que citam o Ministério americano da Justiça, o réu servia como administrador duma loja online, designada Shadow.info, entre janeiro de 2014 e outubro de 2016, que lhe permitiu obter dados comprometidos, tais como números de crédito e informações pessoalmente identificáveis vendidas.

Ele terá partilhado alguns detalhes com outras pessoas, incluindo uma sua coacusada, Kylie Ann Harlow, que já se declarou culpada devido ao seu papel no sistema desta empresa, o que levou à sua condenação em junho último.

-0- PANA MA/MTA/IS/DIM/DD 07julho2022