Marrocos acolhe primeira cimeira de râguebi africano
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A instância confederal Râguebi África organiza a primeira cimeira de râguebi africano que se realizará, de 27 de fevereiro a 2 de março próximo, em Marraquexe, em Marrocos.
Segundo o comunicado transmitido à PANA, a agenda desta cimeira prevê a reunião do comité executivo de Râguebi África, seminários de formação e a 13ª assembleia-geral.
A assembleia-geral será uma oportunidade para renovar várias parcerias de confiança que ligam Râguebi África à Federação Sul-Africana de Râguebi (SARU) e à Federação Francesa de Râguebi (FER). Ela terminará com a entrega das recompensas às federações e a eleição do novo gabinete executivo de Râguebi África.
Este grande encontro desportivo vai realizar-se num contexto de fim do mandato do Marroquino Abdelaziz Bougia, presidente de Râguebi África, após 17 anos de serviço à frente do râguebi africano. Eleito presidente, em 2002, durante a assembleia-geral realizada, em Yaoundé, nos Camarões, o presidente Bougia foi reeleito em 2006, 2020 e 2014.
« Em 2002, a Confederação Africana de Râguebi (CAR) possuía 16 membros, hoje, nós somos 39. No total, 24 países participaram nas nossas competições com as suas diversas equipas nacionais, em 2018. As qualificações para o Mundial de 2019 registaram quase dois milhões de vistas nas redes sociais.
"O râguebi democratizou-se e é praticado em toda a parte em África, em 2018 unicamente, nós iniciámos 459 jovens na bola oval. Falamos lá do desporto que regista a mais forte taxa de crescimento em África”, declarou o presidente Bougia.
O Tunisino Khaled Babou é candidato declarado à sucessão do presidente cessante Bougia. Mais de 30 presidentes de federações de râguebi africanas e vários convidados de reputação mundial de râguebi e do desporto em geral são esperados nesta cimeira.
-0- PANA BAL/BEH/FK/IZ 17fev2019