Libia e Itália assinam acordo de cooperacao no setor de aviação civil
Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade nacional assinou neste fim de semana findo um acordo de cooperação com o Governo italiano no setor da Aviação Civil, soube a PANA de fonte oficial.
O convénio foi rubricado sábado último pelos presidentes das Autoridades da Aviação Civil líbia e italiana, Mohamed Chleibek e Pierluigi De Palma, respetivamente, em Tripoli, segundo um comunicado publicado por Hamitna (plataforma governamental líbia).
O acordo foi concluído depois da inauguração de um voo comercial que descolou no mesmo sábado, às oito horas de manhã, do Aeroporto de Maitigua, em Tripoli, com destino a Roma (capital italiana), depois de uma interrupção de perto de 10 anos.
O voo em apreço foi efetuado por uma companhia aérea privada, MEDSky.
O acordo visa desenvolver a cooperação no domínio da Aviação Civil e do Transporto Aéreo, bem como facilitar e encorajar companhias a efetuarem voos chárteres e regulares.
Tomando a palavra nessa ocasião, o vice-ministro líbio dos Transportes encarregue dos Assuntos Aéreos, Khaled Souissi, expressou a sua satisfação quanto à vontade da parte italiana de cooperar, desenvolver e de reforçar as relações nos domínios precitados.
A 24 de julho último, a Companhia Aérea Italiana (ITA), efetuou um voo de ensaio entre Rome e Tripoli, com o primeiro-ministro do Governo líbio de Unidade Nacional, Abdulhamid al Dbeiba, a bordo.
Este último anunciou o regresso dos voos direitos para a Itália em setembro corrente, no quadro dos esforços intensos do Governo líbio de levantar a interdição europeia imposta à Líbia.
No quadro da retomada dos voos direitos estrangeiros, a Autoridade Líbia da Aviação Civil assinou na semana passada, um protocolo de acordo com a sua homóloga qatariota para uma copperação no mesmo setor entre os dois países.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 30setembro2023