Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Juízes de sete países francófonos da sub-região oeste-africana estão em formação sobre as obrigações da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção e a luta contra criminalidade ligada às espécies selvagens.
O objetivo desta formação, que decorre de 21 a 25 de outubro corrente, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, é consolidar as competências dos participantes em matéria de proteção da fauna e da flora.
Segundo o Ministério ivoiriense das Águas e Florestas, todos os países da sub-região registam uma regressão contínua dos seus recursos naturais que se explica pela necessidade de satisfazer as necessidades crescentes das populações e pelas explorações ilegais.
Estas explorações irregulares afetam os recursos raros e protegidos que são vendidos por redes de tráficos transfronteiriços.
Assim, responder a estas preocupações, principalmente no plano jurídico, é o objetivo desta formação dos juízes.
O seminário também visa favorecer a cooperação dos organismos encarregados de aplicar a lei e da proteção dos recursos naturais no seio dos países e criar sinergias de ações entre os diferentes países.
-0- PANA JU/JSG/FK/IZ 23out2019