Hospital de nível 2 da União Africana de Gao operacional no norte do Mali
Bamako, Mali (PANA) – O ministro maliano da Saúde e Assuntos Sociais, Michel Hamala Sidibé, acaba de impulsionar o Hospital de Nível 2 da União Africana (UA) de Gao, no norte do Mali, soube a PANA de fonte sanitária em Bamako.
Ao apresentar o hospital, o chefe da sala de hospitalização, o subtenente Issiaka Abdou Maiga, o governante precisou que o estabelecimento hospitalar, da primeira região militar de Gao, em que trabalharão 28 agentes, possui uma sala de hospitalização de 20 camas, das quais duas ortopédicas
"Vir a Gao, torna operacional este hospital de nível 2, oferecido por uma colaboração entre a Coreia do Sul e a União Africana. È a coisa mais importante para estes militares que luta diariamente. Eles precisarão dos seus serviços de emergência. E, sobretudo, o hospital pode também ajudar a população”, indicou o ministro maliano da Saúde.
O governante exige "uma operacionalização muito rápida deste hospital que possui equipamentos da última geração”, solicitando mais parceiros para a obtenção de consumíveis e de insumos.
O Hospital de Nível 2, construído no quartel Fihroun de Gao, pela Coreia do Sul e avaliado em um bilião 800 mil francos CFA (três milhões 34 mil 890 dólares americanos), foi inaugurado a 4 de julho de 2018 por Tiena Coulibaly, então ministro maliano da Defesa e Antigos Combatentes, refere-se.
Segundo a mesma fonte, o estabelecimento possui capacidades técnicas, materiais e logísticas necessárias para tratar pacientes no serviço de urgências e de laboratórios, da medicina interna, da radiologia, da cirurgia e da hospitalização.
Ele possui, também, duas ambulâncias medicalizadas “todo-o-terreno” para facilitar evacuações sanitárias a fim de apoiar outros vetores aos níveis central e local, acrescentou o responsável.
-0- PANA GT/TBM/IBA/FK/DD 23set2019