Governo líbio reafirma seu apoio ao enviado da ONU à Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid Al-Dbaiba, reafirmou o apoio do seu elenco aos esforços do enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Abdoulaye Bathily, para conduzir a Líbia às eleições, soube a PANA de fonte oficial.
Al-Dbaiba expressou este apoio segunda-feira, em Tripoli, durante um encontro com Bathily, representante do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na presença da ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla Al-Mangouch, indica um comunicado do Gabinete de Imprensa do chefe do Governo líbio.
O representante de Guterres na Líbia envida atualmente esforços intensos para implementar a sua iniciativa de organizar eleições legislativas e presidencials, antes do final de 2023, na Líbia.
O processo inclui igualmente uma vertente sobre a elaboração das leis eleitorais pela Comissão Paritária 6+6, ou seja, entre o Parlamento líbio e o Alto Conselho de Estado, bem como uma vertente de segurança a fim de favorecer um clima adequado a estes escrutínios, lê-se na nota.
Por sua vez, Bathily saudou este encontro ocorrido na presença de todos os administradores da Líbia, sob os auspícios do Governo de Unidade Nacional, considerado como uma afirmação da unidade e estabilidade da Líbia.
Informou o seu interlocutor sobre as visitas efetuadas no Sudão, no Tchad e no Níger, o seu encontro com os chefes de Estado e ministros da Defesa dos referidos países com que discutiu nomeadamente a retirada dos combatentes estrangeiros da Líbia, em conformidade com a coordenação internacional.
Também lhe deu a conhecer uma reunião tida em Benghazi (leste líbio) nos últimos dias, sobre a coordenação da segurança, bem como a sua visita à cidade de Sebha (sul líbio) e os resultados das mesmas reuniões.
Do seu lado, a chefe da diplomacia líbia, Al-Mangouch, falou dos esforços envidados pelo Tchad e pelo Sudão, e da reconciliação entre as partes líbias em conflito nos quais se deve, a seu ver, basear no quadro dos esforços da missão da ONU.
Estas atividades do representante especial do SG da ONU inscrevem-se no quadro do apoio dado ao plano de ação do Comité Militar Mista 5+5 (composto por cinco elementos do Governo líbio de Unidade Nacional e cinco outros provenientes de Benghazi, base da rebelião).
Segundo este plano, os comités de ligação criados na Líbia, no Sudão, no Tchad e no Níger, no quadro dos seus esforços para a implementação do Acordo de Cessar-fogo na Líbia assinado pelas partes líbias em outubro de 2020, sob a mediação das Nações Unidas, lê-se no comunicado.
-0- PANA BY/IS/DD 10abril2023