Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os meios de comunicação social franceses, France 24 e Radio France internationale (RFI), indignaram-se quinta-feira com a suspensão das suas emissões no Níger, uma semana depois do golpe de Estado contra Mohamed Bazoum.
Segundo várias fontes no local, a transmissão dos programas RFI e France 24 encontra-se interrompida no país. “A France Médias Monde denuncia esta decisão tomada fora de qualquer quadro convencional e legal, que priva um pouco mais os cidadãos da região do seu acesso à informação gratuita e independente”, escreveu o grupo de imprensa francês.
O grupo recorda o seu "apego inabalável à liberdade de informar, ao pluralismo da informação, bem como ao trabalho profissional e à segurança dos jornalistas" e recorda que no Níger, a RFI dispõe de 7 estações FM, para além das ondas que transmitem seus programas em francês, Hausa e Fulfulde, assim como diversos acessos via satélite.
Uma rede de rádios parceiras também transmite seus programas em francês, hausa e fulfulde. Em 2022, 1,9 milhão de ouvintes ouviam a rádio semanalmente no país (18% da população) e era a 1ª rádio internacional entre os formadores de opinião. France 24 foi seguido por um quarto da população nigeriana todas as semanas, lembrou ele.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR 03agosto2023